Hoje entendo por que o Peter Pan não queria crescer.

11:54 Rafa Matos 1 Comments


Da janela vejo quatro sombras a luz do luar.
Um garoto, uma menina, um menino de chapéu e um menor que quase não dá pra enxergar...Eles estão voando e sabem onde querem chegar.
Que vontade de ir pra terra do nunca...
Onde tudo é diversão e brincadeira...Não tem preocupações nem tristezas...
Hoje eu entendo por que o Peter não queria crescer.

Crianças zangadas por quaisquer motivos achando que nada pode resolver nem nada pode piorar, basta sair voando pela janela para terra do nunca e tudo está bem se você acreditar !
Acreditar nesse lugar mágico onde só crianças podem entrar,onde você nunca vai crescer., onde a magia nunca vai acabar. Onde a brincadeira é infinita. Onde não há adultos pra reclamar. Onde toda hora esta tudo bem...Peter,eu quero aprender o caminho.

Por que não bateram na minha janela também? Por que a final nunca me levaram a terra do nunca ? Eu acredito que conseguiria voar...conseguiria achar esse tal lugar...
Agora não há mais como chegar.
Eu cresci, não dá pra voltar.
E agora eu entendo o que o Peter tanto queria evitar.
Evitar o relógio dizendo a hora de acordar. Evitar compromissos e coisas a resolver e problemas pra solucionar... evitar ver o dia clarear sem conseguir se deitar...evitar gritos e brigas de adulto...
Evitar o "você está grande demais" e bla bla bla.
E pensar que o que mais queríamos era crescer. Era "ser grande". Como as coisas de gente grande pareciam legais né? Tão legais que deixamos pra la a possibilidade de ir pra terra do nunca pra nunca mais voltar.

O capitão gancho era o maior de seus problemas. Mas sabe Peter, ele vai voltar.
Ele vai voltar por que um dia a criança cansa de brincar. Ele vai voltar por que um dia os problemas tem que vir pra que a brincadeira possa continuar. Ele vai voltar para que a diversão não comece a enjoar. Ele vai voltar pelo mesmo motivo que a Wendy teve que voltar pra casa e pelo mesmo motivo que sei que o tempo vence e a terra do nunca parece cada dia mais mais distante ficar.
Ele vai voltar por que eles são assim.
Os vilões sempre voltam  e se não voltarem  outros virão em seu lugar.
Os problemas vem de alguma forma e nem a terra do nunca irá nos salvar...´
A gente aprende a crescer e aprende que isso é algo que a gente vai ter que se acostumar.
Teremos horários, problemas, tristezas, desesperos e tudo que mais desejaremos é poder voltar a voar.
A final quem disse que a terra do nunca não existe ? Quem disse que a gente não pode chegar la?
Não apenas basta acreditar?
E eu sei...eu sei que ela está la...
Quem já foi criança um dia sempre saberá voltar.
A final,
Gente grande também sorri
Gente grande também  brinca
Gente grande também erra
e gente grande também sabe voar.

Que bom que eu cresci... tanta coisa descobri e muito mais tenho a desvendar...
Mas tudo que importa é que quando eu tiver com compromissos e problemas e processos em minha cabeça que parecem que nunca vão se solucionar,
a terra do nunca ainda estará lá a me esperar.







Um agradecimento especial a meu melhor amigo Bruno, que me inspirou a escrever esse texto. Te amo muito!

Um comentário:

  1. Esse texto é maravilhoso,sempre quiz saber porque o Peter Pan ñ queria crescer e esse poema me ajudou a entender!

    ResponderExcluir